MONSENHOR TABOSA – PARÓQUIA DE SÃO SEBASTIÃO

19820442

MONSENHOR TABOSA – Antes: Telha

CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO: 22 de novembro de 1951, instalado a 25 de março de 1955.

TOPONIMIA: Homenagem ao Sacerdote Antonio Tabosa Braga

ÁREA GEOGRÁFICA: 877,7Km²

DISTÂNCIA DE FORTALEZA: 319Km

CRIAÇÃO DA PARÓQUIA: 23 de fevereiro de 1917, por Dom Manuel da Silva Gomes, Arcebispo de Fortaleza.

PADROEIRO DA PARÓQUIA: São Sebastião

PRIMEIRO PÁROCO: Pe. João Teixeira de Abreu

PÁROCOS IN SOLIDUM: Padre Adriano Cândido de Oliveira e Padre Aldenor Claudino de Oliveira

INFORMES HISTÓRICOS: A Fazenda Forquilha dos Pretos Teles veio a se chamar em 1868 de Telha, em virtude de ser encontrada nas escavações para a construção da capela uma olaria de telhas, atribuída aos índios que aí habitavam.

Teodoro de Melo se apossou com seus  escravos da Fazenda Forquilha. Depois, vendeu duas léguas de terra a Veríssimo Gomes  e Inácio Gomes, os quais doaram cem braças de terras a São Sebastião. A capela foi edificada em 1868 pelo Pe. José Antonio de Carvalho.

O nome “Monsenhor Tabosa” foi dado em homenagem póstuma ao “Apóstolo do Catecismo” – Monsenhor Tabosa pelo Decreto 38 de 22 de julho de 1935.

CONTATO: (88) 3696-1641