PASCOM REGIONAL NE 1 SE REÚNE EM FORTALEZA

A Pascom Regional NE 1 se reuniu na sede da CNBB, em Fortaleza, no último dia 17/09, cumprindo agenda estabelecida em calendário, para dá continuidade as atividades propostas para o restante do ano e fazer um breve planejamento das atividades de 2019. A coordenação da reunião foi conduzida pelo coordenador da pascom regional, Alex Ferreira e pelo bispo referencial da comunicação, dom Vasconcelos. Estiveram presentes: Fortaleza (Marta Andrade, Aline Herculano, Gerlene Sousa e Arlan Rodrigues); Itapipoca (Vanuza Linhares); Sobral (João Paulo); Quixadá (Ana Beatriz); Tianguá (Pe. Carlos Henrique); Limoeiro (Pe. Marcos Flávio) e Crato (Patrícia Silva). Também estavam presentes a secretária executiva da CNBB NE 1, irmã Rosália Alencar Alves e do assessor da CNBB, Pe. Brendan Colleman.

A pauta foi composta pelo repasse do Encontro dos Bispos Referenciais e Coordenadores Regionais da Pascom; o repasse do Encontro Nacional da Pascom; Avaliação do Muticom de Férias (Maranguape-CE); repasse do Encontro dos Comunicadores em Curitiba; Cadastro dos Comunicadores; Exposição do Setor de Comunicação da CNBB-NE 1; definição do Plano Pastoral e Orçamentário da Pascom (datas de reuniões; Escola de Comunicação; Romaria dos Comunicadores; visitas as dioceses; Muticom Nacional; Encontro dos Coordenadores Nacionais (novembro/2018) entre outros assuntos.

Dentro da dinâmica de atuação da pascom, a coordenação regional participa do planejamento, da realização e da conclusão das atividades diocesanas, tendo como foco o apoio constante aos trabalhos. Para 2019 se propôs eventos nas dioceses de Itapipoca (Seminário de Comunicação, implantação da Escola de Comunicação e Retiro dos Comunicadores); Tianguá (Seminário de Comunicação, Visitas as Regiões Episcopais e implantação da Escola de Comunicação) e Quixadá (visitas as foranias, com estudo do Guia de Implantação da Pascom e Muticom Diocesano). Há ainda a proposta de realizamos o II Muticom de Férias, em Ipueiras, diocese de Cratéus e de continuamos com as publicações dos subsídios para o DMC, além do CadCom (Cadastro para os Comunicadores) a ser realizado em todo o regional.

Fomentando a unidade da pascom regional com a organização do Plano Pastoral Regional, dom Vasconcelos, convocou para o mês de novembro uma avaliação geral das atividades da Comissão para Comunicação e uma Assembleia Eletiva para outubro de 2019. Acolhemos com muita alegria a Pascom Diocesana de Quixadá, na pessoa de Ana Beatriz. Agora a Pascom está presente em 100% do território de nosso regional.

por: Alex Ferreira – Pascom Regional NE

Comentários

Diocese de Crateús - 2017 © Todos os direitos reservados
Top