“Porque somos pobres? O que gera tanta desigualdade no mundo?”

O Papa Francisco convoca a todos e todas para amar com obras, refletir sobre as pobrezas no mundo e lutar por mais igualdade e dignidade do povo. Afinal, estamos em situação de vulnerabilidade porque queremos ou a desigualdade social é o problema? Existe distribuição de renda igualitária? Todos e todas têm acesso à mesma educação, a mesma saúde, a moradia? É importante refletir sobre a pobreza no mundo e tentar minimizar as desigualdades.

A Cáritas Diocesana de Crateús e a Paróquia Senhor do Bonfim atenderam a convocatória e deu inicio as rodas de conversa que compõem a Jornada Mundial dos Pobres – Semana da Solidariedade. A Comunidade Boa Vista, em Crateús, foi a primeira a refletir sobre o tema “Porque somos pobres? O que gera tanta desigualdade no mundo? Quais as maiores necessidades da comunidade?”.

Boa Vista é uma comunidade que fica próxima à linha do trem que passa que por Crateús, as casas são de taipa, as famílias se encontram em situação de vulnerabilidade, sem atenção por parte do poder público, sem garantia de políticas públicas municipais, não existe assistência médica, nem de moradia. A comunidade sofre com a falta de água, as famílias têm que andar quilômetros para ter acesso a água. As famílias de Boa Vista reivindicam água e o acompanhamento de um agente de saúde na comunidade.

Agenda de ações

Durante toda a semana vai haver ações de reflexão sobre a Semana da Solidariedade com diversos temas. As ações serão realizadas em Tauá, Crateús e Nova Russas. Dia 14/11 haverá Visita às famílias e conversa com moradores de Rua da Feira livre, no centro de Crateús. Dia 15/11 a Ocupação Urbana Vila do Povo recebe as rodas de conversa, 16/11 é o dia do Fátima I – Acampamento Indígena. Para fechar em Crateús a culminância, no dia 18/11 será o momento de celebrar com um jantar reunindo todas as comunidades. Em Tauá no dia 15 haverá Roda de conversa com o grupo da Irmandade do Servo Sofredor no bairro Aldeota; dia 16 acontecerá Oficina de aprendizagem de doces e roda de conversa com mulheres de vários bairros. Nova Russas, no dia 17/11 terá visitas ás famílias do bairro Sagrado Coração de Jesus. Em toda a diocese haverá celebração da missa voltada para a temática do dia do pobre.

Fonte: Cáritas Diocesana de Crateús

Comentários

Diocese de Crateús - 2017 © Todos os direitos reservados
Top