Um grande evento vai acontecer no Ceará: a Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária dos Territórios de Inhamuns e Crateús. Este ano a Feira está na 14ª edição.

Se você está do lado da agricultura familiar, junte-se a nós!
Agricultores e agricultoras, artesãos e artesãs, artistas, pescadoras e pescadores são os protagonistas desta Feira que se constituiu em grande parte pela esperança e amor das pessoas que participam deste grande evento. A Feira demonstra a abundância da produção agrícola gerada no Semiárido brasileiro, mesmo após anos seguidos de chuvas anuais abaixo da média, mas onde a esperança e a convivência perpetuam e fazem mágica.

Em 2017 a cidade de Crateús (CE) foi cenário, mais uma vez, para o maior evento da região. Mais de 200 barracas e muita diversidade de produtos do Sertão e de outras regiões do Brasil foram encontrados na Feira.

Toda a programação é pensada coletivamente. Até mesmo os preços são discutidos na assembleia de feirantes, antes de serem repassados para a comunidade, para que os produtos sejam acessíveis, por um preço justo e a lógica seja a da cooperação e não da competição.

**Na Feira da Agricultura tem:
Durante os dois dias de Feira, além da comercialização dos produtos da agricultura familiar e do artesanato do sertão, participantes ainda conhecem a região através dos intercâmbios de experiências nas casas de agricultores e agricultoras que mostram suas riquezas tanto na agricultutra como nas tecnologias de convivência com o semiárido. Ainda são oferecidos diversas oficinas para feirantes e público geral para que se capacitem e melhorem seus trabalhos no dia a dia.

***Para onde vai o dinheiro arrecadado

Os recursos captados serão investidos na realização da Feira, como infraestrutura, alimentação e hospedagem para agricultores, agricultoras, artesãos, artesãs, pescadoras e pescadores artesanais que são os principais participantes da Feira da Agricultura Familiar e Economia Popular Solidária.

***Quem organiza a Feira da Agricultura Familiar de Crateús?

A Feira de Crateús é uma construção coletiva, por baixo. Desde a primeira edição é realizada por agricultores, agricultoras, artesãos, artesãs e mais de 20 entidades governamentais e não governamentais, movimentando mais de dois mil voluntários, com a participação de um total de 20.000 pessoas de todo o Brasil.

– Cáritas Diocesana de Crateús

– Cáritas Brasileira

– Instituto Federal Ceará – Sede Crateús

– FETRAECE

– Ematerce

– Governo do Estado do Ceará

– IDEA

– CONTAG

– SEBRAE

– Fórum Cearense pela Vida no Semiárido

– Governo Federal

– BNDES

– IBV

– CUT Ceará

– Banco do Nordeste

– AARTECRAT

– IPAT

– EFA Dom Fragoso

– Paróquia Senhor do Bonfim

– WeWorld

– Projeto Paulo Freire

– Instituto Agropólos

– CPP

– Universidade Princesa do Oeste

– Sindicato de Trabalhadores rurais, agricultores e agricultoras familiares de Crateús

****AJUDE- NOS A REALIZAR A FEIRA, APOIA A AGRICULTURA FAMILIAR NO CEARÁ!

Com nossos mais sinceros cumprimentos, agradecemos sua gentil e importante doação realizada para a Feira de Crateús, a qual será aplicada integralmente na realização do evento que acontece durante os dias 7 e 8 de junho na Praça Gentil Cardoso em Crateús – CE.

Acreditamos que um país próspero e sem exclusão depende da participação de todos e de todas.

*****Quer saber mais?

Escreva para as comunicadoras do evento:

Anita Dias – comunica.cdc.ce@gmail.com (88) 9927-3370

Lory Strano — lorystrano@gmail.com +39 380366-7835

Comentários

Diocese de Crateús - 2017 © Todos os direitos reservados
Top