63 anos da Ordenação Episcopal de Dom Fragoso

Dom-Fragoso-Crateús.jpg

Nossa Diocese de Crateús celebra, neste ano de 2020, a memória do centenário do nascimento de Dom Antônio Batista Fragoso, primeiro bispo desta Igreja particular. Dom Fragoso nasceu a 10 de dezembro de 1920, na cidade de Teixeira, no Estado da Paraíba. Filho do casal de agricultores, Maria José Batista da Costa e José Fragoso da Costa. Foi o primeiro de uma família de sete filhos: Domingos Fragoso Neto, Estanislau Fragoso Batista, Luís Batista Fragoso, Frei Ugo Fragoso, José Fragoso Filho, Frei Domingos Fragoso, Maria Madalena Fragoso Ribeiro e João da Cruz Fragoso.
Fez seus estudos no Seminário de João Pessoa. Foi ordenado padre a 02 de julho de 1944. Depois de doze anos de presbítero, foi nomeado Bispo titular de Ucres e auxiliar de São Luís do Maranhão, pelo Papa Pio XII, a 13 de março de 1957. Sendo ordenado bispo a 30 de maio do mesmo ano.
São Paulo VI o nomeou primeiro Bispo titular da recém fundada Diocese de Crateús a 02 de abril de 1964, pela Bula PRO APOSTÓLICO. A nova Diocese foi solenemente instalada a 09 de agosto de 1964, quando o mesmo iniciou seu ministério nesta Igreja.
Nossa eterna gratidão a Dom Fragoso pelos seus 34 de presença fraterna e profética no pastoreio desta porção do povo de Deus dos sertões de Crateús e dos Inhamuns!

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Top