ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL 2019

DSC_0420.jpg

De 13 a 15 de dezembro, no Centro de Treinamento Dom Fragoso, a Diocese de Crateús realiza a Assembleia Diocesana de Pastoral. Ontem, 13, durante a manhã, por área, foram partilhadas as ações realizadas em sintonia com os Cuidados com a Vida, prioridade Diocesana 2019. Momento sucedido pelo cântico: “Todo Cristão deve ser com uma luz obedecendo as palavras do Evangelho de Jesus”.

Em seguida,  Pe. Thallys fez uma explanação sobre o crescimento da pobreza e da desigualdade social no Mundo. Assim como uma análise da conjuntura atual que se vive na sociedade, e, em especial, no Brasil, no tocante ao crescimento da violência e do tráfico, bem como sobre a retirada de direitos e PECs que alteram a constituição em desfavor dos mais necessitados.

 Em meio ao cenário exposto, foi debatido sobre a atuação da Igreja na busca da transformação do cenário apresentado. Pe. Maurizio, em uma análise voltada às realidades locais, dos êxitos e das dificuldades enfrentadas no território local, explanou sobre várias temáticas, como, por exemplo: migração, a redução das comarcas dificultando o aceso ao direito à justiça, o papel da mulher na ação pastoral da Diocese e os impactos da cultura urbana nas comunidades. Chiquinha Moreira destacou os pilares das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), a saber: Pilar da Palavra, Pilar do Pão, Pilar da Caridade e Pilar da Ação Missionária. Dom Ailton destacou a responsabilidade dos Cristãos em defender, integralmente, a vida; assim como acerca da necessidade da construção de pontes, em detrimento de muros; e, ainda, da urgente necessidade da promoção da paz, da misericórdia de Cristo e do testemunho com a própria vida.

A Igreja deve ser, portanto, lugar de Acolhimento, de Amor, uma Casa onde se encontra Paz e Fraternidade. Por fim, destacou que o caminho é sempre o mesmo, sempre foi e será o Cristo, o Evangelho, o que precisamos buscar é um novo jeito de caminhar. À tarde, divididos nos espaços por área, iniciou-se os encaminhamentos em grupo. Hoje, sábado, 14, segundo dia da Assembleia Diocesana de Pastoral, os participantes seguirem reunidos e com os encaminhamentos avaliativos e de planejamento, dos quais é oportuno citar: apresentação realizada pela equipe da Cúria, durante a manhã, explicando, de forma clara e objetiva, as entradas e saídas no campo financeiro durante o corrente ano;  explanação das ações exitosas realizadas durante 2019 em nas paróquias e, no fim da tarde, a assembleia debateu sobre as sugestões para o objetivo e as prioridades para o próximo quadriênio, sugeridas durante os trabalhos em grupo e sintetizando por uma equipe.

Comentários

Top