#A VOZ DO PASTOR #ROCEIRO NOVEMBRO/DEZEMBRO 2019

dom-ailton2

CORAÇÃO AGRADECIDO

Novembro/dezembro: os ventos de fim de ano se fazem sentir. Em alguns casos, as correntes de ar trazem viroses, poeira forte, vírus e bactérias. No nosso caso, os citados “ventos de fim de ano” nos trazem boas recordações e sentimentos de gratidão pelas experiências vividas em nossas paróquias, nas suas comunidades, pastorais, movimentos, em nossas famílias, grupos de amigos, de trabalho, de estudo etc.

Neste ano de 2019, tive a graça de concluir uma primeira rodada de Visitas Pastorais por todas as 15 paróquias da diocese. Em todas elas, por 08 ou 10 dias consecutivos, pude experimentar tantos sentimentos bonitos, testemunhar outras tantas experiências de fé e devoção, constatar inúmeras iniciativas evangelizadoras, ver de perto a realidade sócio-política-econômica-cultural-religiosa do nosso povo. Pude ainda perceber o empenho de nossos padres, religiosos, religiosas e diáconos no acompanhamento às nossas comunidades, pastorais e movimentos, bem como a dedicação de tantos leigos e leigas crianças, adolescentes, jovens, adultos e anciãos nos trabalhos comunitários e paroquiais.

Nas Visitas Pastorais pelas 15 paróquias da diocese foram realizadas:

– 80 conversas com o Povo nas suas Regiões, com a participação das comunidades;

– 66 palestras com Estudantes nas escolas;

– 20 encontros com animadores e Animadoras das Comunidades;

– 16 encontros com Professores e Profissionais da Educação;

– 12 encontros com Autoridades;

– 13 visitas a Hospitais;

– 10 visitas à Cadeias;

– 09 encontros com as Famílias;

– 09 encontros com os Jovens;

– 06 encontros com Profissionais de Saúde;

– 03 encontros com Movimentos Populares;

– 05 visitas à Creches;

– 02 visitas à Apae;

– 13 Coletivas de Imprensa em Rádios Locais e Web Rádios;

– 03 visitas à Feiras Livres;

– Muitas visitas domiciliares a Doentes e Idosos;

– Conversas com Equipes Paroquiais;

– Celebrações Eucarísticas (algumas com celebração de Crismas);

– Orientações para Secretários (as) paroquiais;

– Outras atividades

Depois de todas estas “andanças e encontros”, chego ao final do 6º ano de pastoreio nestas benditas terras nordestinas dos Sertões de Crateús e dos Inhamuns, com o coração agradecido e com os pulmões cheios de bons ares de esperança para continuar missionando nestas paragens. Pastor e ovelhas, ministros e fiéis: bispo, padres, irmãs, consagrados e consagradas, diáconos, seminaristas, leigos e leigas, todos formando o único rebanho do Senhor, os “Batizados e Enviados como Igreja de Cristo em Missão no Mundo.

O ano se aproxima de sua conclusão com uma alegre notícia: “Hoje, na cidade de Davi, nasceu para vocês um Salvador, que o Cristo Senhor.” (Lc 2,11). Acolhendo no coração este anúncio, saiamos a proclamar a Alegria do Evangelho, como Igreja em Saída, desde o ambiente de nossa casa, rua, bairro, escola, comunidade, cidade, até alcançar o mundo inteiro.

Feliz Natal 2019! Feliz Ano Novo! Feliz Caminhada Pastoral 2020! Muitas graças e bênçãos!

Dom Ailton Menegussi

Bispo diocesano de Crateús